Cirurgia Plástica
A importância de cuidar da pele de forma preventiva
O cuidado com a pele é essencial para quem deseja prevenir doenças. O aparecimento de pintas irregulares e manchas é um dos sinais de doenças cutâneas, como câncer de pele, cistos e nevos displásicos que, normalmente não apresentam outros sintomas.
Todas as patologias citadas precisam de acompanhamento médico para evitar complicações. O câncer de pele, por exemplo, exige um tratamento cirúrgico, já os cistos cutâneos podem infeccionar.
Os pacientes com nevos displásicos precisam de atenção extra, uma vez que tem um risco mais elevado de desenvolver câncer de pele. Independentemente do problema de saúde de pele, o tratamento e acompanhamento médico é indispensável. O médico irá definir quais são os melhores procedimentos que devem ser feitos em cada paciente
33%
de todos os cânceres são de pele
Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia
10%
da população é afetada por lipoma
Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia
Doenças mais comuns e seus sintomas
Câncer de Pele
O câncer de pele ocorre quando as células desse órgão se multiplicam sem controle. É o tipo de neoplasia mais comum no Brasil e no mundo. Ele ocorre, principalmente, em pessoas com mais de 40 anos não apresenta muitos sintomas na sua fase inicial, apenas o aparecimento de manchas, pintas ou sinais irregulares.
Cistos Cutâneos
Os cistos cutâneos são nódulos benignos que podem aparecer em diferentes partes do corpo, mas, em geral, são mais comuns no pescoço, face e troncos, regiões com mais glândulas sebáceas. Eles são visíveis, palpáveis e podem, ou não, ter a mesma cor da pele. Dependendo da localização são dolorosos. No caso de infecção, ficam vermelhos, quentes e pode ocorrer a saída de secreção purulenta.
Lipoma
Os lipomas são tumores benignos compostos por células de gordura maduras. Podem aparecer em todas as partes do corpo e são caracterizados pelo crescimento de massas de forma lenta. Não há dores ou comprometimento funcional, os procedimento cirúrgicos para removê-los são feitos por questões estéticas.
Nevos Displásicos
Os nevos displásicos são pequenas manchas marrons na pele que podem, ou não, ser salientes. Popularmente, são conhecidos como pintas e sinais. O seu aparecimento é um dos sinais de câncer de pele, por isso, exige atenção extra. Normalmente é hereditário e, no caso de ser grande, recomenda-se cirurgia para sua remoção.
Tratamentos
Tópico
O tipo de tratamento utilizado para o câncer de pele dependerá do seu estágio. Nas fases iniciais, o tratamento é tópico, podendo envolver o uso de medicamentos anticâncer.
CIrúrgico
O tratamento dos lipomas e do câncer se pele / nevos displásicos envolve procedimentos dermatológicos cirúrgicos.
No segundo recomenda-se a remoção do câncer de pele e das pintas e sinais quando há suspeita de que elas possam ser malignas ou evoluir para malignidade e sempre enviamos o material para biópsia para a confirmação diagnóstica .
O tratamento dos cistos cutâneos envolve procedimentos cirúrgicos. Por meio de uma pequena incisão, é retirada a cápsula que contém a secreção. A cirurgia é rápida e segura.
Diagnóstico precoce e importância do tratamento
As doenças cutâneas devem sempre ser acompanhadas por um médico especialista na área para evitar complicações, assim como para contribuir com possíveis problemas de imagem, que prejudicam a autoestima. No caso específico do câncer de pele e dos nevos displásicos, a atenção dever ser redobrada por questões de saúde.