A importância de cuidar da pele de forma preventiva

O cuidado com a pele é essencial para quem deseja prevenir doenças. O aparecimento de pintas irregulares e manchas é um dos sinais de doenças cutâneas, como câncer de pele, cistos e nevos displásicos que, normalmente, não apresentam outros sintomas.

Todas as patologias citadas precisam de acompanhamento médico para evitar complicações. O câncer de pele, por exemplo, exige um tratamento cirùrgico. Já os cistos cutâneos podem infeccionar 

Os pacientes com nevos displásicos precisam de atenção extra, uma vez que têm o risco mais elevado de desenvolver câncer de pele. Independentemente do problema de saúde da pele, o tratamento e acompanhamento médico é indispensável. O médico irá definir quais são os melhores procedimentos que devem ser feitos em cada paciente.

33

de todos os cânceres
são de pele

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

10

da população é afetada
por lipoma

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Doenças mais comuns e seus sintomas

Câncer de pele

O câncer de pele ocorre quando as células desse órgão se multiplicam sem controle. É o tipo de neoplasia mais comum no Brasil e no mundo. Ele ocorre, principalmente, em pessoas com mais de 40 anos. Não apresenta sintomas na sua fase inicial, há apenas o aparecimento de manchas, pintas ou sinais escuros e irregulares.

Cistos cutâneos

Os cistos cutâneos são nódulos benignos que podem aparecer em diferentes partes do corpo, mas, em geral, são mais comuns no pescoço, face e troncos, regiões com mais glândulas sebáceas. Eles são visíveis, palpáveis e podem, ou não, ter a mesma cor da pele. Dependendo da localização são dolorosos. No caso de infecção, ficam vermelhos, quentes e pode ocorrer a saída de secreção purulenta.

Lipoma

Os lipomas são tumores benignos compostos por células de gordura maduras. Podem aparecer em todas as partes do corpo e são caracterizados pelo crescimento de massas de forma lenta. Não há dores ou comprometimento funcional. Os procedimentos cirúrgicos para removê-los são feitos por questões estéticas.

Nevos Displásicos

Os nevos displásicos são pequenas manchas marrons na pele que podem, ou não, ser salientes. Popularmente, são conhecidos como pintas e sinais. O seu aparecimento é um dos sinais de câncer de pele, por isso, exige atenção extra. Normalmente, é hereditário e, no caso de ser grande, recomenda-se cirurgia para a sua remoção.

Tratamentos

Tópico

O tipo de tratamento utilizado para o câncer de pele dependerá do seu estágio. Nas fases iniciais, o tratamento é tópico, podendo envolver o uso de medicamentos anticâncer.

Atópico

O tratamento dos cistos cutâneos envolve procedimentos cirúrgicos. Por meio de uma pequena incisão, é retirada a cápsula que contém a secreção. A cirurgia é rápida e simples.

Cirúrgico

O tratamento dos lipomas e dos nevos displásicos envolve procedimentos dermatológicos cirúrgicos. No primeiro caso é feita uma incisão para remover as células de gordura maduras. No segundo, recomenda-se a remoção das pintas e sinais quando há desconfiança de que elas podem ser malignas, enviando o material para uma biópsia para a confirmação.

Diagnóstico precoce e importância do tratamento

Diagnóstico precoce e importância do tratamento. Possíveis complicações devido à falta de tratamento, destacar a importância do acompanhamento médico

As doenças cutâneas devem sempre ser acompanhadas por um médico profissional para evitar complicações, assim como para contribuir com possíveis problemas de imagem, que prejudicam a autoestima. No caso específico do câncer de pele e dos nevos displásicos, a atenção deve ser redobrada por questões de saúde.

Depoimentos

Estou muito feliz pelo trabalho do Dr. Jório e Equipe. Não só recomendo as pessoas a cuidarem dos seus problemas dermatológicos, mas também a procurarem o Dr Jório. Estou feliz por dois motivos: estético e saúde. Fica aqui meu agradecimento!

Mauricio

Resultados do Dr. Jório | Diferenciais

No caso dos procedimentos dermatológicos cirúrgicos é preciso contar com um médico que tenha experiência e faça incisões mínimas para evitar cicatrizes muito grandes e facilitar a cura. O Dr. Jório é especializado em cirurgia plástica e tem ampla experiência nessa área.

Remoção de Cisto

Remoção de lipoma

Processo de retirada de cisto

Não deixe para depois. Sua saúde vem em primeiro lugar.

Agendamento de consulta

Entre em contato com a nossa central de atendimento, agende um horário e faça sua consulta. Falar com Patrícia.

+55 21 97417-2862

 Horário de Atendimento:

10h-18h Segunda a quinta-feira
10h-17h Sexta-feira

Consultório Leblon

Leblon Medical Center

Rua Carlos Góis, 375 – sala 308 – Leblon – Rio de Janeiro – Brasil

Telefone: +55 21 97417-2862

Consultório Barra da Tijuca

Barra Life Medical Center

Avenida Armando Lombardi, 1000 – bloco 2, sala 216 – Rio de Janeiro – Brasil

Telefone: +55 21 3514-2990

Para perguntas, dúvidas ou sugestões entre em contato através do formulário abaixo ou envie um e-mail.