Cada vez mais pessoas, em sua maioria homens, procuram médicos em busca de soluções para a calvície. Em paralelo, o tabu sobre os cabelos brancos está caindo e muitos pacientes que optam pela cirurgia como solução para o problema fazem questão de não abandonar o  visual grisalho. Mas será que é possível realizar o transplante capilar em cabelos brancos sem problemas?

Para responder a essa pergunta, preparei este artigo esclarecendo as maiores dúvidas que observo em meu consultório. Continue lendo.

 

O que causa os cabelos brancos?

A cor do cabelo possui ligação direta com a presença de melanina, pigmento produzido por células específicas chamadas melanócitos. Essa produção varia de pessoa para pessoa, mas no geral é determinada pela herança genética. 

Com a ação do tempo, essas células passam por um processo conhecido como apoptose, que significa a morte do melanócito. Ou seja, a produção da melanina que dá a coloração aos cabelos é descontinuada

Normalmente, começa a acontecer em pessoas por volta dos 50 anos, mas não há uma idade certa para passar por isso. Muitos jovens também possuem cabelos brancos, o que geralmente é consequência da hereditariedade.

O estresse também pode ocasionar o surgimento dos fios brancos. Algumas pesquisas mostram que indivíduos com altos níveis de estresse tendem a possuir mais cabelos brancos.

É importante que se diga que, exceto em casos de cabelos brancos causados pela falta de nutrientes como vitamina B12, cobre, zinco, ácido fólico e manganês, o fio continua perfeitamente saudável.

 

É possível realizar o transplante capilar em cabelos brancos?

SIM! O transplante capilar em cabelos brancos é feito como em qualquer outro fio. Pode ser realizada a cirurgia de restauração capilar sem o menor problema, e com os mesmos excelentes resultados. 

O procedimento continua o mesmo, assim como o pré e pós-operatório. O transplante capilar pode ser realizado com folículos capilares que apresentam a cor branca, ou seja, com fios que apresentam menos melanina.

 

Agora que você já sabe que não existem restrições para o transplante capilar em cabelos brancos, gostaria de esclarecer mais dúvidas a respeito do procedimento? É só seguir minha página no Instagram para não perder nenhum detalhe.

Agradeço a todos e todas pela leitura!