Dormir bem é fundamental para que as nossas funções biológicas funcionem bem, e a qualidade do sono tem efeito imediato em nosso organismo. A saúde do nosso corpoo está intimamente atrelada ao sono, ou seja, nossa saúde capilar também depende disso!

Pesquisas coordenadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) demonstram que pelo menos 40% das pessoas sofrem problemas associados ao sono! Com o dia a dia cada vez mais corrido, problemas como o estresse e a insônia são comuns e causam um grande perigo para a saúde capilar, podendo provocar intensa queda dos fios, dentre outras situações. Mas por que isso acontece?

O estresse e a falta de sono ocasionam uma queda considerável na produção de melatonina. Esse hormônio é responsável pelo controle do ciclo sono-vigília e também participa de diversos processos fisiológicos. Uma de suas funções é seu efeito antioxidante e protetor contra o estresse!

Continue lendo:  [:pb]Oleosidade no couro cabeludo: 5 dicas para evitar o excesso![:]

A melatonina auxilia as células a manterem sua integridade funcional, combatendo o envelhecimento das células! O envelhecimento das células capilares pode causar a despigmentação dos fios. Além disso, também  pode ser um fator para a queda, provocada pelos radicais livres. A deficiência de melatonina, provocada por estresse e noites mal, influencia no processo de queda dos fios por falta de sono regulado e reparador.

Por isso, o estresse, a falta de descanso, associados à má alimentação podem ainda piorar não só a queda, mas o desempenho do organismo como um todo. Para evitar essa situação tente, principalmente, ter uma boa noite de descanso. E não se esqueça: para manter seu cabelo saudável, assim como seu corpo, sempre consulte seu médico e nutricionista!

Você também pode se interessar por...