Você sabe o que é queloide na orelha e o que fazer para eliminar esse problema?
Os cuidados com a pele envolvem muitas partes do corpo, onde podem aparecer cicatrizes ou manchas escuras, o que não é agradável e pode causar dor ou coceira.
É bastante comum receber pessoas em meu consultório que enfrentam esse problema e desejam resolver a situação.
Vou explicar quais os procedimentos a serem tomados nesses casos e também apresentarei dicas do que fazer para prevenir o queloide na orelha.
Aproveite esse artigo e saiba qual o melhor tratamento nessa situação e como evitar o problema!
O que é queloide na orelha?
Queloide é um crescimento acima do normal no tecido cicatricial, formado no local de um corte, traumatismo ou em uma cirurgia de pele.
Apesar de inofensivo, ele compromete a aparência e se desenvolve em função do excesso de proteína na pele, durante o processo de cicatrização.
Ele surge a partir das seguintes situações:
- cirurgias,
- queimaduras,
- perfuração de piercings e brincos,
- vacinas,
- cortes profundos,
- tatuagens.
Esse problema também surge na orelha, normalmente em função de um piercing ou brinco e o seu aspecto compromete a estética facial.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ele ocorre entre 5% e 15% das feridas cirúrgicas e são mais comuns em pessoas com a pigmentação mais escura, negras e asiáticas.
Mas não se assuste, porque existe tratamento para resolver a situação.
Como prevenir o aparecimento dessas cicatrizes?
Para prevenir o aparecimento desse problema, nos casos que envolvam cirurgias, onde o paciente possui tendências a essa situação, deve-se informar o médico para ele poder prescrever pomadas que contêm corticoides e evitar o aparecimento do queloide.
Também é recomendável, após 30 dias da cirurgia, se expor a banhos de sol, com o uso de protetor solar na cicatriz. Essa medida irá auxiliar na prevenção do problema.
Outra forma de resolver, é abrir mão de algumas vontades, como não colocar o piercing na orelha, principalmente se já possuir antecedentes desse tipo de lesão.
Caso não existam ocorrências anteriores, é recomendável procurar por um profissional capacitado para a perfuração, que possua toda a estrutura de higienização e limpeza no ambiente.
Quanto aos brincos, o problema é o mesmo, já que as mulheres normalmente têm suas orelhas furadas na infância.
Todos os cuidados devem ser tomados, especialmente por quem deseja fazer o segundo furo ou em casos de uma primeira perfuração.
Como tratar o queloide na orelha?
Se o problema já foi localizado e a dor ou coceira estão fazendo parte do dia a dia, é fundamental buscar ajuda profissional para uma avaliação e um tratamento adequado.
Normalmente, o queloide vai diminuindo com o passar dos anos. No entanto, ele pode ser eliminado através de tratamentos com cremes e pomadas à base de corticoide, laser ou remoção cirúrgica.
A avaliação do caso é essencial para verificar a situação da cicatriz e encontrar a melhor opção para lidar com a questão.
Como se observa, essa situação é perfeitamente tratável e pode ser resolvida a partir da busca por profissionais que conheçam do assunto.
Caso você esteja vivenciando esse problema, conheça os procedimentos para ter cuidados com a pele, inclusive no que se refere a questões como essas mencionadas em meu artigo, pois elas podem comprometer a sua qualidade de vida.
Para saber mais a respeito, acesse meu site e conheça as minhas especialidades. Estou a sua disposição para encontrar os melhores procedimentos e tratar sua queloide na orelha!