Assim como o restante do nosso corpo precisa se manter hidratado, limpo e saudável, os cuidados com a pele também devem existir.

Inclusive, doenças como o câncer de pele acometem centenas de milhares de pessoas ao redor do país, sendo que quase todos esses casos poderiam ter sido evitados com o uso de produtos adequados para a região.

Dar a devida atenção ao maior órgão do corpo é essencial para mantê-lo com saúde e longe de problemas.

No artigo de hoje irei falar sobre os principais cuidados com a pele e sintomas que indicam que é hora de consultar o médico, confira.

Cuidados com a pele: saiba o que fazer

Em um país onde 185.000 casos de câncer de pele surgem anualmente, é preciso se atentar aos cuidados com este órgão. Saiba quais são os principais.

Hidrate sua pele

Do mesmo modo que nosso organismo, a epiderme também necessita de uma boa hidratação para funcionar corretamente. Inclusive, quando ela está hidratada e nutrida, mantém fortalecida sua barreira natural contra agentes externos, exercendo suas funções corretamente.

É importante lembrar que a hidratação cutânea deve ser multifatorial, ou seja, ingerir ao menos 2 litros de água ao longo do dia e utilizar cremes e loções ideais para seu tipo de pele.

Isso, além de proporcionar uma aparência mais bonita, a mantém mais saudável.

Tome cuidado com a exposição solar

Principalmente no verão, os cuidados com a exposição solar precisam ser redobrados, já que pegar Sol sem nenhum tipo de proteção por muitas horas e de forma contínua é o principal fator de risco para o câncer de pele.

Por isso, utilizar protetor solar diariamente após acordar, mesmo que esteja nublado ou chuvoso, é essencial para evitar os danos causados pela radiação.

Inclusive, em um dia que estiver na praia ou na piscina, reaplique o produto a cada 2 horas e aproveite para utilizar roupas claras, de algodão e um chapéu, para manter a pele protegida.

Tome vitaminas

Vitaminas são bem-vindas para manter a saúde e os cuidados com a pele em dia. As principais vitaminas indicadas para a pele são: vitamina A, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C.

Para repô-las, é ideal incluir alimentos ricos em nutrientes na alimentação e utilizar séruns e cremes que contenham essas substâncias.

Inclusive, é ideal falar com seu dermatologista sobre a indicação desses produtos.

Atente-se aos sintomas do câncer de pele

Mesmo que os sinais nem sempre sejam facilmente percebidos, é imprescindível avaliar a pele e procurar por sintomas suspeitos

O câncer de pele apresenta uma gama de sintomas, que se descobertos logo no início, aumentam as taxas de sucesso do tratamento e a cura dos tumores.

Entre os principais sintomas, pode-se citar feridas que não cicatrizam há mais de 1 mês e pintas assimétricas, com coloração escura ou avermelhada e crescimento rápido, que podem apresentar mudança na textura e aumento da temperatura local.

A doença se manifesta principalmente em áreas que tomam Sol por muito tempo, como braços, colo e orelhas.

Agende uma consulta com Dr. Jório Santana

É de extrema importância que você investigue qualquer sintoma incomum e consulte um especialista para que o diagnóstico seja realizado corretamente.

Entre em contato comigo, marque uma avaliação.