Nesta semana, comemoramos o Dia do Homem. Aproveito a data para trazer dicas importantes de cuidados com a pele e os cabelos masculinos. Apesar dos homens serem deixados mais de lado quando o assunto é dermatologia, esse público está cada vez mais preocupado com a sua saúde e estética. Essa preocupação inclui os fios. Por essa razão, no artigo de hoje, explico quais são os problemas capilares mais comuns entre os homens.

1) Alopecia Androgenética:

Apesar de também poder atingir as mulheres, a alopecia androgenética possui maior incidência entre os homens. Popularmente conhecida como calvície, essa doença causa o afinamento dos fios até sua total perda. Sua principal causa, como o nome já explica, é derivada de fatores genéticos. O fato de atingir mais os homens está ligado aos hormônios masculinos.

Entre os tratamentos mais indicados estão uso de soluções cosméticas, tratamento clínico e transplante capilar, que oferece resultados naturais e duradouros.

2) Dermatite Seborreica:

Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica acontece graças a um aumento da produção das glândulas sebáceas que tem, como consequência, a formação das casquinhas brancas e descamativas no couro cabeludo. É um problema que causa coceira, vermelhidão, irritação e feridas. Costuma atingir mais os homens devido a fatores hormonais como a testosterona.

O tratamento mais indicado é com uso de shampoos adstringentes, que controlam a produção de sebo. Em casos mais severos, seu médico dermatologista pode indicar o uso de probióticos orais e corticoides tópicos.

3) Foliculite:

A foliculite é um problema que causa uma inflamação aguda ou crônica dos folículos pilosos. Pode atingir qualquer região com pelos, incluindo a barba e o couro cabeludo. Essa condição médica costuma atingir mais os homens devido ao uso de lâminas para se barbear e cortar os cabelos, já que esse aparelho pode comprometer a integridade dos folículos e levando a um quadro de inflamação.

O tratamento varia de acordo com a intensidade da foliculite. Seu dermatologista pode indicar uso de produtos específicos para a limpeza das regiões afetadas e antibióticos orais ou tópicos.

Espero que tenham gostado dessas dicas sobre problemas capilares comuns entre os homens. Em caso de qualquer dúvida, consulte seu dermatologista ou entre em contato comigo. Agradeço a leitura e desejo um bom dia!

Você também pode se interessar por...

Continue lendo:  Cuide-se no carnaval!