As alergias na pele são muito comuns. Pessoas que têm reações alérgicas respondem a coisas como plantas, corantes e fragrâncias encontradas em produtos do cotidiano, contato com animais e etc.

 

Esse problema costuma causar vários incômodos, como manchas e bolinhas, quase sempre de coloração avermelhada, que ardem, coçam e causam sensações bastante desagradáveis. Mas, apesar de serem bastante comuns, as alergias na pele podem ser facilmente prevenidas. 

Neste artigo, trago algumas dicas para prevenir o inconveniente das reações alérgicas. Acompanhe comigo.

 

O que são as alergias na pele

Muitas pessoas costumam confundir as alergias na pele a pequenas irritações comuns. Na irritação comum os sintomas podem se manifestar através de manchas, vermelhidão, ou descamação, mas sem coceiras mais fortes. No geral, a alergia de pele causa os seguintes sintomas:

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Bolinhas vermelhas na pele;
  • Bolinhas brancas na pele;
  • Coceira intensa;
  • Ardência;
  • Inchaço;
  • Pele áspera;
  • Sensibilidade.

 

É importante ressaltar que as alergias na pele não são contagiosas. Ao contrário do que muita gente pode pensar, não existe nenhum problema em compartilhar roupas, talheres e objetos não íntimos, além de ser perfeitamente saudável ter contato físico durante o período de manifestação da alergia. O único cuidado que deve ser tomado é em relação à sensibilidade na pele alérgica.

 

Como prevenir a alergia

O tratamento é capaz de curar as reações alérgicas, mas os medicamentos não evitam que a alergia regresse após nova exposição ao fator que ocasionou a crise. É fundamental tratar, mas é igualmente importante manter a alergia controlada.

Apesar de ser uma doença que afeta mais de um terço da população e causa um grande desconforto, as alergias na pele podem ser evitadas com relativa facilidade. A prevenção é possível com a adoção de simples hábitos no dia a dia. 

Praticar alguns cuidados é extremamente necessário para evitar alergias. O principal é manter a hidratação da pele em dia, evitar banhos muito quentes e usar sabonetes adequados a seu tipo de pele. Também é extremamente importante observar que substâncias costumam ser o agente causador da alergia e evitá-las.

As alergias na pele também podem ser prevenidas com o uso dos dermocosméticos que hidratam, restauram e criam uma barreira protetora na sua na pele. Também vale buscar substâncias com agentes calmantes.

Como eu sempre digo, cuidados preventivos devem ser tomados, mas a visita regular a um profissional qualificado é de suma importância. Não deixe de visitar um dermatologista para identificar sinais de reação alérgica e recomendar o tratamento adequado.

Caso queira agendar uma consulta, estou disponível no número (21) 97417-2862. 

Obrigado pela leitura!