Melanoma
Melanoma Acral: 4 coisas que você precisa saber
28 de abril de 2022
viajar
5 cuidados com a pele na hora de viajar
12 de maio de 2022
Exibir todos

Pós-transplante capilar e atividade física: qual é a relação e quando voltar a praticar?

Vou poder realizar qualquer exercício? Sim! A partir dos 30 dias você poderá retomar todas as atividades físicas que faziam parte do seu cotidiano e se desejar, poderá inserir outras, o que faz muito bem para o organismo e para a saúde. É importante lembrar que o transplante capilar tem por objetivo eliminar a calvície e proporcionar qualidade de vida, pois a aparência é um fator importante e que pode causar: baixa autoestima, insegurança, vergonha. Sentir-se e estar bem consigo mesmo é fundamental, por isso não tenha medo de se cuidar. A recuperação para esse procedimento é rápida, conforme já mencionei, e você se sentirá feliz com sua nova condição. Caso você ainda tenha dúvidas com relação ao pós-transplante capilar e as atividades físicas, agende um horário. Então, poderei explicar detalhes de como funciona todo o procedimento!

O pós-transplante capilar e as atividades físicas são assuntos que necessitam de cuidados e atenção, pois, ainda que o procedimento seja relativamente simples, faz-se necessário um tempo para a completa recuperação. 

Muitas pessoas me perguntam a esse respeito, portanto, é importante que conheçam alguns detalhes que ajudam a compreender como funciona essa fase. 

Após a cirurgia, em até 30 dias os fios transplantados irão cair. 

Não se assuste, porque esse processo é comum, já que os fios definitivos irão gradativamente surgir entre um período que leva entre 3 e 6 meses. Com o crescimento do cabelo, o resultado esperado e final será completamente visível após 1 ano.

Porém, isso não significa que você terá que aguardar todo esse tempo para voltar a:

  • academia,
  • caminhadas,
  • tênis,
  • futebol,
  • seu esporte favorito.

Neste artigo, explico e apresento os cuidados do pós-transplante capilar no que diz respeito às atividades físicas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quais cuidados ter no pós-transplante capilar?

Os cuidados pós-transplante capilar são fundamentais para uma completa e rápida recuperação, portanto, precisam ser levados a sério.

Tenha um pouco de paciência e observe as recomendações médicas, para que tudo corra bem e rapidamente você volte 100% para as atividades do seu dia a dia.

Antes de abordarmos as atividades físicas, é importante que alguns procedimentos sejam incorporados ao seu cotidiano, como:

  • lave a cabeça com shampoo infantil de forma suave na primeira semana pós-transplante,
  • nesse período, não use secador de cabelos,
  • não remova as crostas que se formarão na área receptora, elas cairão naturalmente,
  • não use chapéu ou boné nos dois primeiros dias após o procedimento,
  • evite a exposição solar,
  • faça uso das medicações orientadas por seu médico.

Esses pequenos detalhes ajudarão muito e serão importantes para uma recuperação tranquila e sem desconfortos.

Quando posso voltar com a atividade física?

Quanto as atividade físicas, em dois dias você poderá voltar a trabalhar e dirigir, porém, tomando todos os cuidados para não realizar grandes esforços.

Caso as suas atividades profissionais exijam esforço físico, o recomendável é um descanso de até 5 dias para retornar a normalidade.

Os exercícios físicos devem aguardar 21 dias para serem retomados e explico o porquê dessa necessidade.

Apesar do transplante capilar ser pouco invasivo, o excesso de tensão sobre a cicatriz pode prejudicar a recuperação, portanto, vale aguardar esse tempo.

A partir de 3 semanas pós-transplante é possível o retorno gradativo aos exercícios, porém nada de práticas que envolvam:

  • bola,
  • capacete,
  • sauna.

Finalizado 1 mês do procedimento e após a liberação médica, sua vida volta ao normal e todas as atividades estarão liberadas.

Vou poder realizar qualquer exercício?

Sim! A partir dos 30 dias você poderá retomar todas as atividades físicas que faziam parte do seu cotidiano e se desejar, poderá inserir outras, o que faz muito bem para o organismo e para a saúde.

É importante lembrar que o transplante capilar tem por objetivo eliminar a calvície e proporcionar qualidade de vida, pois a aparência é um fator importante e que pode causar:

  • baixa autoestima,
  • insegurança,
  • vergonha.

Sentir-se e estar bem consigo mesmo é fundamental, por isso não tenha medo de se cuidar. A recuperação para esse procedimento é rápida, conforme já mencionei, e você se sentirá feliz com sua nova condição. 

Caso você ainda tenha dúvidas com relação ao pós-transplante capilar e as atividades físicas, agende um horário. Então, poderei explicar detalhes de como funciona todo o procedimento!