Para garantir um bom pós-operatório da cirurgia capilar, assim como ótimos resultados, é preciso ter alguns cuidados durante a recuperação.

Apesar do transplante ser considerado um procedimento leve, em que o paciente, normalmente, pode ir para casa no mesmo dia, é preciso algumas práticas para evitar infecções e futuras complicações.

Essas práticas também têm como objetivo fazer com que o paciente fique mais confortável após o procedimento, assim como incentivar a cicatrização da cirurgia.

Se você quer saber mais sobre o pós-operatório da cirurgia capilar, continue lendo o meu post!

Como ter um bom pós-operatório da cirurgia capilar?

Antes de efetuar qualquer procedimento, o médico irá falar sobre como a cirurgia será feita e quais são os cuidados que devem ser tomados após ela. No caso do transplante capilar, não é diferente.

Caso você não saiba, esse procedimento remove os folículos capilares da parte posterior da cabeça ou do pescoço e os insere na área com calvície.

Os folículos capilares são responsáveis pelo nascimento de novos fios e, por isso, conseguem reduzir drasticamente as áreas sem cabelo e trazer um resultado totalmente natural.

Como esses folículos ficam localizados em uma área profunda da pele, a hipoderme, é preciso fazer alguns pontos na cabeça.

Esses pontos, normalmente, são retirados após duas semanas da cirurgia.

Durante essas duas semanas, alguns cuidados são necessários, como:

Cuidado geral no pós-operatório da cirurgia capilar

O primeiro passo do pós-operatório da cirurgia capilar é ir para casa e permanecer em repouso. Além disso, opte por uma comida leve e beba muita água.

É recomendada a aplicação de compressas geladas na testa para diminuir o inchaço e dormir de barriga para cima com um travesseiro bem macio.

Não é aconselhado abaixar a cabeça ou fazer grandes esforços no mesmo dia da cirurgia, assim como deve-se evitar a exposição solar e o calor durante uma semana.

A exposição solar direta ou prolongada, deve ocorrer após três semanas.

Por questões de higiene, deve-se sempre lavar a mão antes de tocar no cabelo e trocar de fronhas diariamente.

Lavagem do cabelo

A primeira lavagem do cabelo ocorre, normalmente, na clínica onde foi realizada a operação.

Durante esse encontro, os profissionais de saúde orientarão como deverá ser o procedimento e quais produtos devem ser usados.

Geralmente, a indicação é para o uso de bacias de água morna ou fria, shampoo neutro e sem esfregar.

É recomendado que, até a retirada dos pontos, a cabeça seja lavada diariamente para retirar as crostas e auxiliar a cicatrização.

A secagem deve ocorrer com uma toalha limpa, sem ser a do banho, e sem movimentos circulares. Apenas coloque a toalha e aplique pressão.

Aplicação de óleo

Após uma semana da cirurgia, é recomendado que seja passado óleo puro próprio para o corpo, como o Johnson’s Baby, nas áreas com pontos e implantes.

O seu médico deverá recomendar o melhor produto para você, assim como o método de aplicação e lavagem.

O óleo será utilizado para hidratar a área e irá ainda auxiliar na remoção das crostas restantes que não devem, sob hipótese alguma, serem removidas com os dedos.

Após a retirada dos pontos

Após a retirada dos pontos, o paciente poderá voltar a sua rotina normal, com exercícios físicos leves e lavagem do cabelo no chuveiro.

Nessa etapa, o pós-operatório da cirurgia capilar é mais tranquilo para o paciente, sem exigir grandes cuidados.

É importante ressaltar que tanto piscina quanto mar devem ser evitados até o 2º mês da cirurgia!

Normalmente, após um mês já não há sinais aparentes da cirurgia, apenas uma vermelhidão na área. Nesse período, é comum que os cabelos do implante caiam, mas os folículos permanecerão na cabeça.

Dessa forma, apenas a partir do sexto mês é possível ver resultados aparentes, que ficarão ainda mais visíveis com o passar do tempo.

Para que os resultados sejam ainda melhores, assim como o pós-operatório da cirurgia capilar, deve-se contar com um profissional de qualidade.

Eu sou especializado em transplantes capilares e posso ajudar você a ter o cabelo dos seus sonhos. Fale comigo e saiba mais!