Dicas para escolher um bom cirurgião
4 de abril de 2018
3 hábitos que pioram a caspa
9 de maio de 2018
Exibir todos

Internet e medicina: considere as orientações do médico e evite as da internet

A internet é cada vez mais importante na vida das pessoas. São bilhões de informações variadas, disponíveis para serem acessadas a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, por qualquer um.
Entre as tantas buscas feitas no Google, por exemplo, há a procura por sintomas, doenças e tratamentos médicos. E é aí que precisamos estar atentos com a relação entre internet e medicina.

Quando a internet e medicina se encontram, é necessária atenção redobrada: nada substitui a visita pessoal e recomendações do seu médico. É ele que analisará individualmente o paciente, levando em consideração todo o histórico da pessoa, o que é fundamental para um bom diagnóstico e tratamento.

É preciso conscientizar os pacientes acerca da relação entre internet e medicina. Nós, médicos, estudamos por décadas para fazermos o melhor possível para nossos pacientes. Possuímos mais bagagem teórica e prática para analisarmos individualmente cada caso, ao contrário das informações encontradas na rede, que costumam ser genéricas e abrangentes.

Continue lendo:  [:pb]30 de Novembro: Dia Nacional do Combate ao Câncer de Pele[:]

A relação entre internet e medicina é ótima ao se tratar de informação e dúvidas básicas. Mas para situações mais sérias como sintomas de doenças, é necessário ir mais afundo com um médico de verdade.
A pesquisa no Google ou através de páginas e grupos em redes sociais é válida. Mas sempre consulte e converse com seu médico!

Você também pode se interessar por...