Qualquer cirurgia, seja ela estética ou não, é um procedimento que necessita cuidados especiais antes, durante e após ser realizado.
Com o “trauma” (é assim que nosso corpo interpreta qualquer cirurgia), o organismo começa a fase de reparação e cicatrização do local onde foi feita a cirurgia. Por isso é grande a importância dos cuidados pós-operatórios: com uma boa recuperação, obtêm-se excelentes resultados.

Na fase pós-cirúrgica o metabolismo do corpo aumenta, já que o organismo precisa se esforçar para a reparação.  É primordial seguir as recomendações médicas para essa fase visto a importância dos cuidados pós-operatórios, que influenciam muito no resultado final de uma cirurgia.

Algumas das recomendações para o pós-cirúrgico são:
– Uma boa alimentação (já que o organismo precisará de um ótimo suporte nutricional devido ao aumento do metabolismo);
– Evitar esforços (carregar peso, exercícios físicos), alimentos ou substâncias prejudiciais (cigarro, bebidas alcoólicas, etc);
– Higiene e verificação constante da(s) área(s) em cicatrização.

Dependendo do tipo de cirurgia, são utilizados curativos como cintas modeladoras, toucas especiais (no caso de transplante capilar), sutiãs especiais e outros do tipo. Eles são necessários como apoio e para proteger a região. A necessidade e o tempo (se for o caso) do uso desses curativos serão receitados e acompanhados pelo médico.

Muitas vezes as pessoas negligenciam a importância dos cuidados pós-operatórios.  É necessário que o paciente atente aos cuidados indicados pelo médico com disciplina e rigor para que o resultado final seja o melhor possível. Sempre ouça seu médico, tire dúvidas e o procure caso seja percebida qualquer mudança anormal na área da cirurgia. Sempre que precisar fazer algum procedimento, lembre-se da importância dos cuidados pós-cirúrgicos!

Gostou desse artigo? Inscreva-se na newsletter para receber mais notícias!

 

 

Você também pode se interessar por...