É muito comum as pessoas pensarem que implante e transplante capilar é o mesmo procedimento, quando, na verdade, são bem diferentes um do outro.

Antes de falarmos sobre eles, é importante fazer um parêntese para lembrar que, apesar de se apresentar de forma diferente a calvície acomete tanto homens como mulheres. 

No entanto, ela é mais perceptível no gênero masculino porque geralmente afeta toda uma área da cabeça, como os tradicionais círculos no topo ou as conhecidas entradas laterais. 

Nas mulheres, a perda de cabelo é mais difusa, atinge uma área mais extensa do couro cabeludo e raramente deixa uma região calva.

Para ambos os gêneros, o procedimento cirúrgico é uma alternativa eficaz e definitiva de resolver o problema.

Percebo que os pacientes chegam no consultório sem saber a diferença entre o implante e o transplante capilar e qual a melhor opção para eles. Por isso, preparei esse post para ajudar você a compreender os dois procedimentos.

Existe diferença entre implante capilar e transplante capilar?

Sim, apesar de as duas técnicas serem cirúrgicas e terem como objetivo esconder a parte calva, existem grandes diferenças entre o implante e o transplante capilar, tanto no procedimento como nos resultados.

Vou explicar cada um deles: 

Como funciona o implante capilar?

Muito provavelmente você já ouviu falar de implante dentário.

Quando ele é realizado, o profissional prepara um dente de resina ou outro material que substituirá aquele que foi perdido.

No implante capilar a situação é parecida. Para realizá-lo, o profissional irá introduzir no seu couro cabeludo fios sintéticos para cobrir a região que está calva. 

São cabelos especialmente desenvolvidos para esse fim, feitos de fibras médicas biocompatíveis.

E o transplante capilar?

Já para realizar o transplante capilar, o cirurgião plástico especialista remove folículos pilosos de uma parte do seu couro cabeludo ou outra área para transplantar onde há necessidade. 

Ou seja, nesse procedimento você doa fios de cabelos saudáveis que serão transplantados na região calva. 

Os fios removidos nascerão normalmente no local e os transplantados também crescem, caem, nascem de novo e assim sucessivamente.

Entre os dois, qual escolher?

Para você escolher com mais segurança entre um e outro procedimento capilar, vamos falar agora dos resultados que eles promovem.

No implante capilar

Ao optar pelo implante capilar você terá um resultado imediato, no entanto, como foram utilizados fios sintéticos, o resultado não será natural e os cabelos não terão vida, ou seja, eles não crescerão.

Nesse caso, você precisará usar sempre o mesmo penteado ou ficará limitado à diminuição do tamanho dos fios, nunca o contrário.

Outro ponto importante é que, por serem artificiais, existe o risco de queda dos fios e quando isso acontece é necessário implantar outro no lugar.

O paciente também pode correr o risco de uma rejeição por parte do organismo, já que os fios sintéticos não são 100% biocompatíveis.

No transplante capilar 

Você já compreendeu que no transplante capilar, você doa o seu próprio cabelo saudável para ser transplantado à região calva, dessa forma, o efeito é totalmente natural.

Como comentei, os cabelos transplantados terão vida normal, crescerão, cairão e nascerão novamente, você poderá cortá-los do jeito que desejar, pintá-los e precisará realizar todos os cuidados diários com os fios. 

Você também não vai se preocupar com a manutenção e nem com o risco de rejeições.

O único detalhe é que o transplante capilar exige paciência por parte de quem fez o procedimento. A natureza tem seu tempo e como é transplantado fios naturais pode levar até 8 meses para você curtir completamente todos os efeitos. 

A espera vale a pena. Só para você saber, a revista Exame, na primeira quinzena de julho de 2021, publicou uma matéria dizendo que o transplante capilar está entre as três principais cirurgias plásticas mais realizadas pelos homens.

Por fim, gostaria de dizer que sou cirurgião plástico com especialização e certificação internacional em procedimentos de transplante capilar e estou à disposição para ajudar você nessa escolha. Entre em contato para conversarmos.