Um couro cabeludo saudável é essencial para que seus fios se mantenham estáveis. Através dele, a corrente sanguínea leva os nutrientes à raiz dos fios, até ao comprimento. Por isso, é necessário que ele esteja limpo e bem cuidado.

Veja abaixo 5 dicas para manter seu couro cabeludo saudável:

1- Controle a oleosidade do couro!
As glândulas sebáceas do couro cabeludo podem produzir sebo em excesso, o que pode prejudicar a saúde do couro. Procure lavar os cabelos em dias alternados com água em temperatura ambiente e evite o uso excessivo de cremes, pomadas, fixadores e óleos capilares próximos à raiz dos fios.

2 – Evite usar bonés e toucas!
O uso constante de bonés, toucas ou chapéus cobrindo os cabelos por ser prejudicial ao seu couro. Uma vez que coberto, o couro cabeludo fica abafado e assim, produzir oleosidade excessiva. Além disso, é necessário que os poros do couro realizem uma boa transpiração, sendo assim saudável manter os cabelos arejados.

3 – Não estimule a queda dos fios!
É considerado normal perder em torno de 100 a 150 fios por dia, mas preste atenção quando essa queda se manter constante. A queda pode ser também um sinal de que a saúde do seu couro cabeludo não está boa. Estresse e carência de nutrientes como o ferro podem impedir que as substâncias necessárias não sejam absorvidas com êxito pelo couro cabeludo.

Continue lendo:  [:pb]Dermatite seborreica: o que é e como lidar?[:]

4 – Faça hidratações e massagens com frequência!
Além de recuperar danos aos fios, a hidratação também promove a saúde do couro. As massagens, que devem ser feitas com os dedos e de maneira cuidadosa para não arranhar o couro com as unhas, estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo! Desta forma, estimula a irrigação dos folículos capilares e é uma maneira de auxiliar a absorção de nutrientes.

5 – Invista na boa alimentação!
Adote em sua dieta alimentos ricos em Vitamina A, que fortalecem os fios e o couro! Alimentos antioxidantes, ricos em Vitamina E e que estimulam a circulação sanguínea são ótimas escolhas. Alguns alimentos que se encaixam são: a cenoura, a castanha-do-pará, o salmão, entre outros…

Para maiores detalhes e informações a respeito da relação entre saúde do couro cabeludo, calvície e cirurgia de transplante capilar, agende uma consulta!

Você também pode se interessar por...