O Dia da Saúde e da Nutrição é um evento mundial que entre outros objetivos convida a sociedade em geral a refletir sobre a necessidade de mudanças de hábitos.

De forma geral, tudo que ingerimos afeta positiva ou negativamente o corpo e também reflete no nosso bem-estar, na beleza da pele e até dos cabelos.

Mais do que nunca está na hora de nos conscientizarmos que comer vai muito além do ato de satisfazer a fome ou saborear delícias.

É por meio da alimentação que fornecemos ao organismo os nutrientes necessários para desempenhar suas funções, ou seja, comer o necessário e de maneira equilibrada é essencial para a saúde.

Aproveitando que dia 31 de março é o Dia Mundial da Saúde e da Nutrição, preparei este texto para falar especialmente sobre a data e também da importância de uma alimentação saudável e os efeitos na nossa vida.

Como surgiu o Dia da Saúde e da Nutrição?

A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, e faz parte do calendário de eventos do Ministério da Saúde.

O evento visa promover o debate e conscientizar a população sobre suas práticas alimentares, bem como alertar autoridades e dirigentes mundiais sobre a importância da adoção de políticas públicas preventivas para garantir mais qualidade de vida e nutrição.

Anualmente, entidades e profissionais usam o Dia da Saúde e da Nutrição para lembrar a sociedade sobre a importância da alimentação equilibrada e incentivar a prática de hábitos saudáveis no dia a dia.

Quais cuidados ter com a saúde?

A Organização Mundial da Saúde define ser saudável como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o que não significa apenas a ausência de doença. 

Para chegar a esse conceito, várias atitudes precisam ser repensadas para alcançarmos um estado mais completo.

Portanto, para promover a saúde precisamos cuidar do corpo e da mente. Isso envolve:

  • praticar atividades físicas regularmente,
  • consultar e realizar exames de rotina,
  • dedicar um tempo ao lazer,
  • cuidar da qualidade do sono,
  • promover ações que elevem a autoestima e proporcionem bem-estar,
  • priorizar uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes.

O conjunto desses cuidados é essencial também para a beleza dos cabelos e da pele

Em especial nessa data gostaria de frisar sobre a importância da alimentação saudável, afinal, refeições desequilibradas, sem valor nutritivo e ricas em gorduras estão entre os principais responsáveis pelo alto número de pessoas com problemas:

  • de obesidade,
  • doenças do coração,
  • diabetes,
  • pressão alta,
  • colesterol alto,
  • doenças de pele.

Em especial, no que diz respeito a autoestima e bem-estar consigo, a alimentação também exerce grande influência. 

Ao saber que estamos consumindo alimentos ricos em nutrientes e que além de ajudarem no bom funcionamento do corpo eles também contribuem para a melhora da pele e dos cabelos, por exemplo, é natural a sensação de bem-estar e satisfação.

Quais alimentos consumir para a saúde da pele e cabelo?

Conforme já falamos, os alimentos e seus nutrientes são grandes aliados do corpo, da beleza, do bem-estar e da disposição.

Alguns deles contêm nutrientes essenciais para a saúde capilar e cutânea. 

Entre eles citamos:

Peixes: sardinha, atum e salmão, previnem as rugas, evitam a queda dos cabelos e dão mais brilho aos fios.

Tomate: ajuda a combater a oleosidade e promove hidratação da pele. Favorece o crescimento dos fios capilares e ajuda a combater caspas.

Abacate: Ela contém nutrientes que auxiliam na produção do colágeno. Também ajuda no ressecamento e promove hidratação. Nos cabelos, ele garante mais brilho e combate o frizz.

Morango, cereja, mirtilo e outras frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes, por isso ajudam a preservar a elasticidade, diminuindo rugas e prevenindo os danos da radiação solar. Ajudam no crescimento capilar e no brilho dos cabelos.

Oleaginosas: combatem o envelhecimento cutâneo precoce e garantem fios mais fortes e sedosos.

Vegetais de cor verde-escura: especialmente os crus, como couve e agrião, são poderosos antioxidantes prevenindo o envelhecimento precoce. Promovem o crescimento de fios saudáveis. 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Dia Mundial da Saúde e da Nutrição e também sobre a importância da alimentação saudável? 

Caso precise da ajuda profissional para cuidar dos seus cabelos e da sua pele, conte comigo. Acesse meu site e agende uma consulta online ou presencial.