Dezembro é o mês laranja da conscientização do câncer de pele. Como Outubro Rosa e Novembro Azul, esta campanha busca conscientizar todos os homens e mulheres para a importância dos cuidados com a pele e da prevenção do câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país.

As taxas de incidência de câncer de pele têm aumentando porque as pessoas não fazem o uso de protetor com Fator de Proteção Solar (FPS), principalmente no dia-a-dia. É muito importante sempre usar protetor FPS igual ou maior que 30 e evitar ficar exposto ao sol ente 10 da manhã e 16 da tarde. Lembre-se de passar no rosto, nas orelhas, nas mãos e nos pés.

O corpo sempre dá alertas quando algo está errado e, nesse caso, não é diferente. Pintas e sinais de diferentes tons e formatos e que mudam de cor são esse alerta.

Existem muitos tipos de câncer de pele, uma vez que a pele é o maior órgão do corpo. A maioria das manifestações apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. O mais perigoso dos tipos é o Melanoma, cada vez mais comum, que se origina nos melanócitos, células que produzem o pigmento da pele, a melanina.

Caso perceba qualquer alteração na pele, procure o Dr. Jório Santana. Aproveite o sol e cuide de sua saúde!

Você também pode se interessar por...