Ao olhar no espelho, você enxerga algumas manchas escuras na pele que parecem estar grudadas? Essas manchas marrons ou marrom-acinzentadas, geralmente na testa, queixo, bochechas, lábio superior ou nariz, podem sinalizar uma condição chamada melasma.
O melasma é algumas vezes chamado de máscara da gravidez, porque às vezes é desencadeada por um aumento de hormônios em mulheres grávidas. Mas é importante saber que não se limita a elas.
Vamos conferir mais detalhes abaixo.

Onde costuma aparecer o melasma
As áreas mais comuns para o melasma aparecer no rosto incluem:
a ponte do nariz
a testa
as bochechas
o lábio superior

Além disso, também pode surgir em outras áreas do corpo, principalmente aquelas expostas a muita luz solar, como rosto, antebraços, pescoço e ombros.
Causas
O melasma pode ser causado pelo mau funcionamento das células responsáveis por produzir cores na pele, fazendo com que produzam em excesso.
Como resultado, pessoas com tons de pele mais escuros têm maior probabilidade de desenvolver melasma, pois possuem mais melanócitos do que pessoas com pele mais clara.
Outras causas potenciais para o melasma são:
mudanças nos hormônios durante a gravidez (cloasma), tratamento hormonal, ou uso de pílulas anticoncepcionais
exposição ao sol
alergias a produtos para a pele
genética

Continue lendo:  Tricologia: Saiba tudo sobre essa área de estudo

Sintomas

O principal sintoma do melasma é o desenvolvimento de manchas descoloridas da pele. Embora não cause outros sintomas físicos, algumas pessoas acham a aparência dessas manchas incômoda.
A área mais comum para essas manchas aparecerem é o rosto, nos lábios superiores, ponte do nariz, bochechas e testa. Menos comumente, também podem aparecer manchas nos braços e no pescoço.

Reforço que o tratamento para o melasma, assim como para qualquer doença dermatológica, deve ser definido por um profissional qualificado, logo após o diagnóstico. Fique atento ao risco da automedicação.
Para conferir mais dicas, acompanhem minha página no Instagram. Agradeço pela leitura.