Alguns pacientes de pele negra costumam apresentar pequenas verrugas marrons na pele, denominadas dermatose papulosa nigra. 

 

Continue a leitura e saiba mais sobre essa lesão cutânea.

 

Dermatose papulosa nigra

Clinicamente chamada de ceratose seborreica, a dermatose papulosa nigra são lesões que normalmente surgem nas regiões da dobra, como a parte cervical do pescoço, axilas e virilha. Elas estão relacionadas com um excesso de pele e possuem decorrência genética. 

 

As lesões costumam acometer, em sua maioria, negros e mulatos do sexo feminino.  Embora o surgimento das primeiras lesões seja mais comum na idade adulta, a dermatose papulosa nigra pode se iniciar ainda na juventude.

 

Elas começam a surgir como pequenos pontinhos, podendo formar placas maiores conforme a junção deles. Apesar de incômodas, as lesões são benignas e não causam nenhum tipo de problema patológico. O único inconveniente é que quando surgem em uma região de atrito, podem causar traumas e feridas, mas não é uma espécie de lesão que causam mal para a saúde.

 

Medidas preventivas

 

Por se tratar de uma predisposição genética, a dermatose papulosa nigra não possui medidas preventivas. 

 

Porém, algumas medidas, como evitar o excesso de sobrepeso e o uso de roupas justas, ajudam a controlar o surgimento das lesões, uma vez que diminuem o atrito das regiões das dobras.

 

Evitar a exposição solar excessiva também pode contribuir para que as manchas não aumentem de tamanho.

 

Saiba as opções de tratamento

As pequenas verrugas formadas na pele podem não representar danos à saúde, mas, certamente, muitas pessoas que apresentam essas lesões optam por retirá-las devido à estética.

Existem diversas técnicas para a remoção da dermatose papulosa nigra. Entre as mais indicadas estão a remoção cirúrgica; a cauterização química, onde aplica-se um ácido nas lesões para que as células do tecido morram; eletrocauterização, onde as células são anestesiadas, carbonizadas e retiradas; e a criocirurgia com nitrogênio líquido, onde as células são congeladas com nitrogênio e morrem.

Vale ressaltar que um profissional habilitado é quem deve indicar o melhor tipo de tratamento para cada caso e tipo de pele.

Em caso de qualquer dúvida ou para maiores informações, entre em contato comigo. Agradeço a leitura!

Você também pode se interessar por...