Que fazer uma tatuagem exige cuidados especiais com a pele, isso todo mundo sabe. Mas, para além de manter a vivacidade do seu desenho, alguns cuidados dermatológicos para peles tatuadas precisam ser adotados para que se evite problemas mais graves.

Acompanhe o meu blogpost de hoje para conferir o que você precisa fazer para garantir a saúde da sua pele e a beleza da sua tatuagem.

 

Como é feita a tatuagem na pele?

Para deixar a tinta eternamente marcada na sua pele, existe um todo um processo por trás. Você sabe como isso acontece? Vou esclarecer.

As máquinas usadas introduzem os pigmentos na segunda camada da pele, a derme. Como as múltiplas agulhas trabalham em movimentos contínuos, perfurando a pele e inserindo a cor simultaneamente, o pigmento fica estável na derme. Por ser composto de partículas grandes, que não são degradadas ou absorvidas pelo organismo, a tinta permanece visível.

 

Precauções pré tatuagem

Os cuidados dermatológicos para peles tatuadas começam antes mesmo de eternizar um desenho em sua pele. É importantíssimo que, em primeiro lugar, seja escolhido um estúdio e um profissional levando em consideração a qualidade e as condições de higiene do trabalho.

Também, pacientes devem ter cuidado ao fazer tatuagens se tiverem um histórico atual ou anterior de doenças de pele. Certos distúrbios, como psoríase, por exemplo, podem se espalhar ou entrar em erupção nos locais tatuados. 

 

Cuidados dermatológicos para peles tatuadas recentemente

No período da tatuagem recém-feita, é recomendado o uso de produtos cicatrizantes com ação antibacteriana e dermatologicamente testados, evitar exposição solar e manter o local tatuado limpo. 

Após a cicatrização, o desenho ainda vai exigir atenção durante toda a vida. Para mantê-lo nítido, com cores vivas e brilhantes é necessário uma hidratação adequada e fotoproteção da pele. O filtro solar deve possuir FPS30 ou superior, ser resistente à água e ao suor, e hipoalergênico para que o uso não gere uma sensibilização da área tatuada. 

Converse com o seu dermatologista de confiança sobre os melhores produtos para o seu tipo de pele. Caso algo pareça errado pós procedimento, procure seu médico e informe todo o procedimento feito.

Agradeço a leitura, espero que tenham aproveitado minhas dicas.