Assim como os fios capilares femininos, os fios masculinos também necessitam de cuidados. 

Porém, os cabelos dos homens são diferentes das mulheres e, por isso, devem ser cuidados de maneira especial.

Cuidados com os fios masculinos

1) Controle o excesso de oleosidade:

Os fios masculinos normalmente são mais espessos e mais fortes. Além disso, o couro cabeludo masculino costuma ser mais oleoso que o das mulheres.

O excesso de oleosidade no cabelo impede seu crescimento natural, pois eles precisam de um ambiente limpo e saudável para iniciar seu ciclo.

2) Atente-se a frequência das lavagens:

Devido ao fato de os fios masculinos serem mais oleosos, recomenda-se que estes sejam lavados em dias alternados. No entanto, é importante evitar banhos muito quentes. 

A água em temperatura elevada estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo e gordura. Essa gordura em excesso pode ocasionar doenças como a dermatite seborreica e a calvície

3) Utilize shampoo e condicionador ideal para seu tipo de cabelo:

O shampoo remove as impurezas e as gorduras do fio capilar. No entanto, é fundamental utilizar um produto próprio para seu tipo de cabelo

Máscaras e condicionadores também são fundamentais para manter os fios masculinos hidratados e saudáveis. Porém, para evitar a oleosidade, não devem ser utilizados em excesso.

4) Evite o uso constante de chapéus e bonés:

Usar bonés e chapéus pode deixar o visual mais estiloso, além de proteger os fios masculinos do sol. Porém, o uso prolongado dos acessórios pode acabar prejudicando a saúde dos fios. 

Usar exageradamente qualquer tipo de adereço que abafe o couro cabeludo pode resultar em caspa ou queda de cabelo. Isso ocorre pois, quando a região é abafada, a oleosidade capilar pode aumentar e ocasionar na proliferação de fungos e caspa. Além disso, o uso demasiado dos acessórios também pode minimizar a circulação sanguínea da região.

5) Apare os fios masculinos frequentemente:

Além de manter os fios mais belos, o corte de cabelo contribui para estes crescerem saudáveis e macios. Recomenda-se que os fios masculinos sejam cortados mensalmente.

Vale ressaltar que, apesar das dicas, é fundamental procurar um profissional habilitado para recomendar o produto e o cuidado ideal para cada tipo de cabelo. Em caso de qualquer dúvida ou para maiores informações, entre em contato comigo. Agradeço a leitura!

Você também pode se interessar por...