Manter os fios capilares compridos é um desafio muito grande para alguns pacientes. A falta de crescimento dos cabelos pode significar uma série de fatores – desde estresse até casos mais graves, como alopecia.

Estudos comprovam que o cabelo cresce, em média, um centímetro por mês. Cuidar dos cabelos é essencial para que estes cresçam fortes e saudáveis. No artigo de hoje, esclarecerei possíveis causas que impedem o crescimento dos fios e o que fazer para deixá-los fortes e saudáveis.

1) Genética:

Cabelos finos e de crescimento lento podem ser reflexo de uma predisposição genética específica. Atualmente, existem medicamentos adequados para este tipos de caso, que deixam os cabelos mais resistentes e volumosos.

2) Estresse:

O crescimento dos cabelos também pode ser prejudicado por episódios constantes de stress. Isso acontece devido a liberação de substâncias químicas que causam problemas de dentro para fora do organismo.

3) Alterações hormonais:

Disfunções relacionadas ao funcionamento da tireoide ou aos hormônios sexuais podem alterar o crescimento dos cabelos. Neste caso, recomenda-se procurar orientação médica e tratar as causas da alteração.

4) Oleosidade excessiva:

A produção em excesso de óleo do couro cabeludo pode causar sua inflamação, e consequentemente, a queda dos fios.

5) Má alimentação:

O consumo de alimentos gordurosos e com açúcar processado atrapalham o ciclo de crescimento dos cabelos. O ideal é adotar uma dieta balanceada com frutas e legumes, além do consumo diário de água.

6) Processos químicos:

Alisamentos e tinturas podem danificar a estrutura capilar e provoca a quebra e a queda dos fios. Investir em hidratações e reconstrução capilar é essencial para um saudável crescimento  dos cabelos.

7)Alopecia:

A alopecia é uma doença que caracteriza-se pela diminuição do crescimento dos cabelos ou queda dos fios. A doença pode ser genética ou autoimune, e pode ser tratada com o uso de alguns dermocosméticos de uso tópico ou a partir de medicamentos orais indicados por um médico dermatologista.

8)Dermatite seborreica:

A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma doença muito comum no couro cabeludo causada pelo excesso de oleosidade. É um processo inflamatório que provoca coceira e irritação, com surgimento de casquinhas brancas ou amareladas. Além disso, o problema pode resultar na interrupção do crescimento dos cabelos. O quanto antes diagnosticada, a dermatite seborreica pode ser tratada, por exemplo, com o uso de shampoo anticaspa.

Essas são algumas causas que impedem o crescimento dos cabelos. Em caso de qualquer dúvida ou para maiores informações, entre em contato comigo. Agradeço a leitura!

Você também pode se interessar por...