Entender o ciclo de crescimento do cabelo é muito importante para quem quer entender melhor o porquê da queda dos fios.

O folículo piloso é a estrutura onde o frio cresce. Cada folículo é independente, ou seja, quando um fio está em sua última fase, outro pode estar na primeira, sem interferências.

Na primeira fase do ciclo de crescimento do cabelo, chamada de fase anágena, dura cerca de 1 a 4 anos! Nesta fase as células que estão no bulbo piloso (extremidade do folículo capilar) começam a formar fibras que dão origem aos novos fios.
Já a segunda fase, chamada de fase catágena, é a de transição e dura até duas semanas. Nela as fibras terminam sua produção e os fios começam a surgir no couro cabeludo.
A terceira e última fase do ciclo de crescimento do cabelo, chamada de fase telogênica, é o período de repouso. Não há mais crescimento dos fios, mas eles ainda estão presos ao folículo piloso. Essa fase dura por volta de 3 meses e, no final, o fio cai e o ciclo de crescimento do cabelo recomeça.

Continue lendo:  Cirurgia plástica: histórias de superação

Lembre-se que é normal e natural que caiam cera de 100 fios por dia, já que cerca de 10% deles estão na última fase. Quando há alterações no ciclo de crescimento do cabelo e a fase telogênica dura mais do que o normal, há o aumento na queda dos fios. Caso perceba uma alteração no volume de queda, procure seu médico para descobrir a real causa!

Gostou desse artigo? Inscreva-se na newsletter para receber mais notícias!

Você também pode se interessar por...