A perda de cabelo é o sinal mais característico da calvície. Entretanto, nem todas as alopecias e os motivos que as desencadeiam são os mesmos.  Entre os mais comuns, destaca-se a alopecia difusa.

O que é a alopecia difusa?

A alopecia difusa caracteriza-se por uma perda de cabelo progressiva e generalizada, que não chega a provocar uma calvície total. Entretanto, esse tipo de alopecia costuma causar uma sensação de escassez de cabelo, uma vez que os fios adquirem um aspecto fraco e sem vida.

Apesar de mais frequente em pessoas do sexo masculino, a alopecia difusa também costuma afetar mulheres.

Causas da alopecia difusa:

Vários são os fatores que podem desencadear a alopecia difusa. Em alguns casos, porém, o problema pode ser causado por alterações hormonais, como o estresse, e fatores endócrinos, como o hipo e o hipertireoidismo. Nesse caso, as glândulas endócrinas costumam provocar a queda dos cabelos.

Além disso, a má alimentação também contribui para o desencadeamento da alopecia difusa. Investir em uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes, é fundamental para a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Outro fator que pode desencadear a alopecia difusa e o afinamento dos fios capilares são alguns tipos de medicamentos. Anticoagulantes, tratamentos de quimioterapia, contraceptivos orais e o excesso de vitamina A, são alguns exemplos desses medicamentos.

Quanto à alopecia difusa feminina, a causa mais frequente é a passagem do tempo, uma vez que esta torna o cabelo mais frágil e fino. Além disso, esse tipo de alopecia também está relacionado com a menopausa, devido aos efeitos das alterações hormonais que ocorrem nessa etapa da vida da mulher e que afetam tanto o ritmo de crescimento do cabelo como o estado do mesmo.

Como tratar este tipo de alopecia?

Antes de tratar a alopecia difusa, é necessário saber a causa que a desencadeou. Portanto, sempre recomendo que meus pacientes façam um acompanhamento clínico para um melhor diagnóstico e tratamento.

Identificando e tratando a causa da alopecia, o tratamento pode ser realizado com medicamentos apropriados.  

Em caso de queda de cabelo excessiva, um profissional deve ser contatado imediatamente. Em caso de qualquer dúvida ou para maiores informações, entre em contato comigo. Agradeço a leitura!

Você também pode se interessar por...

Continue lendo:  [:pb]E-book Calvície e Transplante Capilar[:]