As madeixas têm importante papel na beleza humana e reconhecer quando o cabelo não está saudável é importante para descobrir a causa e iniciar os devidos tratamentos.

 

Cabelos bem cuidados e saudáveis chamam a atenção e existem vários pequenos truques para mantê-los sedosos e vibrantes.

 

De modo geral, uma alimentação saudável e uma boa higiene dos fios com o uso de xampus, cremes e produtos específicos são suficientes para mantê-los bonitos.

 

No entanto, algumas vezes, apesar dos cuidados, os fios começam a dar demonstração de que não estão saudáveis. Nessa hora é preciso dar atenção especial para não agravar o problema.

 

Por isso, preparei esse post para você conferir 5 sinais que demonstram que suas madeixas precisam de cuidados especiais.

Quais são os sinais que avisam que o cabelo não está saudável?

 

Os problemas capilares são mais comuns do que se pensa e existem diversos tipos.

 

Quanto antes buscar diagnóstico, melhor será para tratar e alcançar bons resultados.

 

Por isso, além dos hábitos de higiene e beleza com os fios, é preciso ficar atento para alguns indícios que podem estar mostrando que o seu cabelo não está saudável e que precisa de um tratamento especial.

 

Esses sinais podem ser percebidos nos fios ou no couro cabeludo, ou ainda em ambos, simultaneamente.

 

Vamos conferir quais são:

 

Oleosidade excessiva

 

A oleosidade excessiva é muito prejudicial para a beleza dos cabelos porque os deixa pesados e sebosos, além de ser prejudicial para a saúde do couro cabeludo.

 

O excesso de oleosidade no couro cabeludo obstrui os poros e, por consequência, prejudica o crescimento dos fios, além de poder provocar irritação e dificultar que os cabelos recebam os nutrientes.

 

Sem os nutrientes, os fios se apresentarão enfraquecido, sensíveis e quebradiços.

 

Várias são as causas do excesso de oleosidade e quanto antes for diagnosticado o problema, melhor!

 

Afinamento progressivo dos fios

 

O afinamento progressivo dos fios é um sinal importante de que seu cabelo não está saudável e que precisa ser cuidado.

 

Essa condição pode ser em decorrência de uma alopecia androgenética, chamada popularmente de calvície que acomete homens e mulheres e geralmente acontece por alterações hormonais.

 

Queda capilar excessiva

 

A queda capilar excessiva é um importante sinal de que o seu cabelo não está saudável e que talvez esteja ocorrendo algum problema de saúde com você.

 

A queda excessiva tem tratamento, no entanto, quando não identificada a causa e tratada adequadamente, pode levar à calvície definitiva.

 

É importante lembrar que é normal perdermos entre 50 a 100 fios por dia, e no processo natural do nosso organismo nascem novos nos seus lugares.

 

Queda capilar localizada

 

Ao perceber que seu cabelo está caindo em áreas bem delimitadas, é hora de procurar ajuda profissional.

 

Esse é um forte indício de alopecia areata, que acomete até 2% da nossa população.

 

Ela é caracterizada pelas perdas dos cabelos que vão deixando marcas ovaladas ou arredondadas no couro cabeludo.

 

Você já deve ter visto pessoas com perda de cabelo localizada em áreas bem delimitadas. Elas podem ser portadoras de alopecia areata, condição caracterizada por perda de cabelo.

 

Inflamações ou pruridos no couro cabeludo

 

Couro cabeludo irritado pode ser sintoma de várias situações, uma delas o uso inadequado de algum produto como xampu, por exemplo.

 

No entanto, vermelhidões, pruridos e descamações podem ser sinais de algumas doenças no couro cabeludo como:

 

É importante frisar que em algumas pessoas a alopecia areata e a androgenética também podem manifestar coceira, vermelhidão e descamação no couro cabeludo.

Agora que você conheceu os 5 sinais de que seu cabelo não está saudável, se precisar de ajuda no tratamento da calvície estou à disposição para ajudar. Entre em contato comigo.