Pensa em viajar? Os cuidados com a pele precisam ser prioritários, inclusive em viagens, pois é preciso estar preparado para enfrentar o clima dos locais que se pretende visitar.

Assim como preparamos com cuidado as malas, observando o que se leva em termos de roupas quando vamos viajar, é fundamental também estar preparado para o clima que vai se encontrar no destino e os efeitos que podem causar em nossa pele.

Para isso, pesquisamos na internet ou perguntamos aos conhecidos a respeito, buscando informações que nos ajudem na preparação da viagem, como, por exemplo:

  • temperatura ambiente,
  • clima predominante,
  • mudanças climáticas,
  • previsão do tempo, etc.

Sem sair do Brasil, encontramos situações completamente diferentes em termos de clima, onde no sul do país a temperatura pode estar muito fria, já no norte o calor e a umidade do ar podem estar nas alturas, daí a necessidade de uma preparação para a viagem.

Neste artigo, apresento os cuidados necessários com a pele na hora de viajar. Continue lendo e confira 5 dicas essenciais para aproveitar bem o passeio sem correr riscos de consequências negativas!

Quais cuidados ter com a pele na hora de viajar?

Independente do local que você irá visitar, os cuidados com a pele precisam fazer parte do seu cotidiano.

Para se ter ideia da situação, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2022 sejam diagnosticados 176.930 casos de câncer de pele basocelular e espinocelular.

Além dessa lamentável constatação, a falta de cuidado também é a responsável pelo aparecimento de manchas, sinais e outros problemas que comprometem a beleza e a autoestima de milhares de pessoas em todo o Brasil.

Portanto, além de estar preparado para enfrentar o frio, calor, umidade ou tempo seco, o viajante precisa estar pronto para uma rotina diária com relação aos cuidados a serem estabelecidos, conforme apresento na sequência:

Tenha uma rotina de limpeza

A higienização da pele é fundamental para mantê-la saudável, portanto, é preciso hidratá-la diariamente, o que significa o bom e aconselhável banho, mesmo nos locais muito frios.

As mulheres que normalmente utilizam maquiagem devem removê-la antes de deitar e é aconselhável abusar da água com sabonete e espuma.

Passe filtro solar

O filtro solar, diferente do que muitos imaginam, deve ser utilizado sempre que os passeios forem realizados em locais com incidência do sol, ou seja, mesmo aqueles onde a temperatura possa estar muito baixa.

Os raios UVA e UVB emitidos pelo sol, estão presentes e são grandes aliados do envelhecimento precoce e do câncer.

Mantenha a hidratação

Além da hidratação da pele, é fundamental o consumo de líquido durante a viagem, especialmente a água e sucos de frutas.

Portanto, tenha sempre por perto uma garrafa com o precioso líquido, grande aliada da saúde e bem-estar.

Tome cuidado com o sol

Já falamos do filtro solar, no entanto, se sua viagem for realizada a locais quentes, é fundamental que seja evitada a exposição ao sol nos horários entre 10 e 16 horas.

Os raios ultravioletas podem causar sérias queimaduras e lesões, portanto, o prazer pode se transformar em um grave problema.

Fique atento às micoses

Por último, é muito importante a atenção com o aparecimento de micoses.

Micoses são fungos que atacam a pele e as unhas. Normalmente, são causadas pelo excesso de umidade.

Outro local propenso a esses problemas são as praias, onde a areia pode colaborar na sua formação, portanto, é indispensável a ducha depois do passeio e a utilização de chinelos e calçados para evitar o problema.

Cuidar da pele é essencial, evitando todo tipo de problemas que podem surgir. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, marque um horário e terei imensa satisfação em apresentar mais detalhes a esse respeito!