Ainda é comum as pessoas não darem a devida atenção quando o couro cabeludo começa a apresentar sintomas de que algo não vai bem.
Sempre repito que o corpo humano é uma máquina perfeita e quando algo não está funcionando adequadamente, ele apresenta sinais de alerta.
Todo o nosso corpo é coberto pelo maior órgão que temos, a pele. O couro cabeludo pode ser definido como a pele que reveste e protege a nossa cabeça e que também sustenta e garante a beleza dos fios de cabelos.
Dessa forma, como qualquer outra parte do nosso corpo, ele também pode sofrer doenças que comprometem a saúde dos fios e necessitam de ajuda médica para tratar.
Por isso, hoje vou falar de quatro sinais que quando surgem geralmente estão avisando que você precisa ficar mais atento com a saúde dos seus cabelos.
Sinais de que seu couro cabeludo precisa de atenção médica
Na maioria das vezes, as doenças do couro cabeludo afetam a saúde e a beleza dos fios, chegando por vezes à perda deles.
Por isso, é preciso muita atenção para os seguintes sinais:
Queda rápida e em grande quantidade
Um dos primeiros sinais de que você precisa de ajuda médica é quando verifica que os seus cabelos estão caindo de forma mais rápida que o habitual e em quantidade maior do que geralmente acontece.
A estimativa é que uma pessoa perca em média por dia entre 50 a 100 fios.
Quando a queda é acelerada ou você percebe grande volume de fios saindo da cabeça, procure o médico o mais breve possível.
Seu couro cabeludo está diferente
Outro sinal de alerta é em relação ao aspecto do seu couro cabeludo.
Se ele estiver vermelho, pode ser sinal de uma causa inflamatória, como dermatite seborreica, o que requer cuidado.
Um ponto importante são as coceiras, ardência ou dor que também podem ser causadas por dermatites ou por fungos.
Oleosidade excessiva
A oleosidade do nosso corpo, como da pele e no couro cabeludo, é completamente normal e tem como objetivo criar uma camada protetora e ainda trazer fotoproteção a ele.
Mas, em excesso, torna-se um grande problema e representa um sinal de alerta para a saúde capilar.
Além de comprometer o visual, o excesso de oleosidade pode obstruir os poros e, consequentemente, diminuir a quantidade de nutrientes que chega aos fios, isso os deixa mais fracos, quebradiços e aumenta o risco de quedas.
Outra consequência do entupimento dos poros é a redução no crescimento de novos fios, por isso, ao notar anormalidades na quantidade de oleosidade produzida pelo couro cabeludo, fique atento!
Aparecimento de caspa
A caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo e pode estar acompanhada de outros sintomas, como a inflamação da área ou ainda a aparição de lesões avermelhadas no couro cabeludo.
Nesse caso, é comum surgir uma patologia chamada de dermatite seborreica, causando coceira na cabeça e, em alguns casos, em áreas do rosto, como orelhas, pálpebras e peito.
Essa doença pode surgir em diferentes momentos da vida, trazendo desconforto e afetando a autoestima do paciente, por isso, ao notar o aparecimento de caspa, é essencial fazer uma consulta com um médico para iniciar o tratamento o quanto antes.
Eu sou especializado em tricologia, parte da medicina responsável pela saúde dos pelos e cabelos e posso auxiliar você a ter mais saúde capilar.
Entre em contato comigo, marque uma avaliação e tenha certeza que o seu couro cabeludo está saudável!