Sabia que você pode estar prejudicando a saúde da sua pele inconscientemente?

Existem alguns hábitos que, embora inicialmente pareçam inofensivos, são extremamente danosos e impedem você de ter esse órgão saudável.

É necessário criar uma rotina de cuidados, para garantir que não ocorram problemas dermatológicos no futuro, como o melasma ou até mesmo câncer.

Para ajudá-lo a manter sua pele sempre bonita e saudável, preparei uma lista de hábitos que não são recomendados. Confira!

Quais hábitos prejudicam a pele?

Cuidar bem da sua pele vai muito além de fazer skincare com frequência e usar produtos de qualidade. É necessário que você tenha hábitos saudáveis e use itens próprios e específicos para suas características.

Veja quais são os hábitos mais prejudiciais.

1. Dormir de maquiagem

O que inicialmente pode parecer um hábito inofensivo, é um dos maiores vilões quando falamos em pele saudável.

Sabemos que, muitas vezes, o cansaço e a correria acabam falando mais alto. Por isso, ao chegar do trabalho, festa ou faculdade, a vontade de aproveitar cada minuto de sono pode parecer um bom argumento para não tirar corretamente a maquiagem.

Contudo, com o passar dos anos, a consequência dessa falta de cuidado reflete diretamente na saúde da sua pele.

2. Não ter uma alimentação saudável

Os cuidados com a pele devem começar de dentro para fora. Então, o primeiro passo é garantir uma alimentação saudável e hidratação adequada.

Uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes, e com abuso do carboidrato e gordura, pode resultar no envelhecimento precoce, ressecamento ou oleosidade em excesso.

Inclua na sua dieta alimentos naturais e ricos em oxidantes, como o brócolis, limão, tomate e espinafre.

3. Não utilizar protetor solar

Muitas pessoas ainda acreditam que o protetor solar é indispensável apenas em piscinas e praias, deixando de usar no dia a dia, mas é necessário usar até mesmo em casa.

A radiação UVA é uma das maiores vilãs para a pele, causando manchas e envelhecimento precoce. Ela penetra profundamente e consegue atravessar superfícies, como o vidro da janela da sua casa ou carro.

Além disso, tem também a radiação UVB e luz azul

Elas podem ser emitidas por aparelhos eletrônicos, como televisores, computadores, tablets e celulares.

Ou seja, mesmo trabalhando em casa ou escritório fechado, e sem exposição ao sol, o uso do protetor solar é indispensável.

Vale lembrar também que não adianta aplicar apenas uma vez ao dia e não retocar, julgando que a pele estará o dia todo protegida. É necessário reaplicar ao longo do dia, segundo as instruções do fabricante.

Como cuidar da pele?

Agora que você já sabe os principais hábitos que impedem de ter uma pele bonita e saudável, chegou a hora de aprender como cuidar dela.

É necessário que, antes de qualquer coisa, você identifique o seu tipo, ou seja, se ela é seca, oleosa, mista, sensível ou se precisa de algum cuidado especial.

A melhor forma de saber é consultando um profissional especialista. Somente ele poderá identificar as necessidades individuais e realizar uma orientação mais personalizada e eficiente.

Contudo, alguns cuidados diários são indispensáveis:

  • ao tomar banho, evite água quente;
  • limpe sua pele diariamente, mesmo que não tenha usado maquiagem, pois a poluição é uma enorme vilã;
  • use filtro solar;
  • use sabonetes e tônicos específicos para sua pele;
  • troque suas maquiagens a cada dois anos;
  • beba bastante água;
  • mesmo que você tenha excesso de oleosidade, não deixe de hidratar.

Com alguns pequenos hábitos você pode garantir uma pele mais vistosa e saudável. Contudo, não deixe de procurar um profissional para verificar qual é seu tipo específico e a melhor forma de cuidá-la.

Agora que você sabe quais são os principais vilões para uma pele bonita, confira também 10 erros nos cuidados com os cabelos no dia a dia.