A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, é uma inflamação na pele que causa escamação, vermelhidão e geralmente vem acompanhada de coceira. Mesmo não provocando danos relevantes à saúde, pode causar muitos desconfortos.

A caspa costuma atingir as áreas da face, couro cabeludo e colo. Pode ter origem genética ou ser causada por fatores externos como alergias, estresse emocional, condições climáticas, excesso de oleosidade, também como a presença do fungo Pityrosporum ovale.

Suas condições podem apresentar desconforto e ansiedade, sendo importante se consultar com um médico dermatologista para solucionar o problema. A dermatite seborreica pode desaparecer ao longo do tempo ou ser um problema constante, que vai e volta ou que se apresente no paciente por anos. Mesmo assim, os sintomas podem ser amenizados no tratamento, que geralmente envolve mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos, entre outras indicações.

Apesar de ter diversas opções de tratamento, é importante evitar certos hábitos para não haver piora na caspa.

3 hábitos que pioram a caspa

  1. Uso de substâncias químicas no couro cabeludo
    O tratamento do couro cabeludo com substâncias químicas, como na escova progressiva, causa um excesso de oleosidade nos fios. Por causa da selagem causada, o sebo natural do cabelo não consegue passar para os fios, concentrando-se no couro cabeludo. Dessa forma, há uma maior descamação, ocasionando excesso de caspa.
  2. Não lavar o cabelo
    Para ser saudável, os fios precisam ser limpos. A falta de higiene constante dessa região do couro cabeludo causa excesso de oleosidade, o que piora a caspa. A variação de limpeza dos cabelos vai depender de cada tipo. Para cabelos oleosos, é recomendado lavá-los todos os dias. Já para cabelos secos, por exemplo, vale um espaçamento entre as lavagens.
  3. Uso frequente de acessórios como boné, chapéus e toucas
    Acessórios como esses, se usados frequentemente, podem aumentar a caspa no couro cabeludo. Por aquecerem o couro cabeludo, aumentam a produção de suor na região, ocasionando o excesso de caspa. Além disso, também abafam a região dos cabelos, o que pode dar origem a um fungo causador da dermatite seborreica.

 

 

Você também pode se interessar por...